Páginas

Scooby-doo

Scooby-doo, where are you?
© 1969 Hanna-Barbera Productions


É o segundo desenho norte-americano com maior número de temporadas de todos os tempos, perdendo apenas para Os Simpsons, com 26 temporadas e mais de 550 episódios.
Já foi exibido no Brasil pela TV Tupi, Rede Manchete, Rede Globo e atualmente está no SBT, Boomerang, Tooncast e Cartoon Network.
Constituído por um grupo de quatro pessoas metidas a detetives Fred, Velma, Daphne e Salsicha, com um Dogue Alemão falante chamado Scooby-Doo, que viajam numa van chamada Máquina Mistério, e ajudam a investigar casos misteriosos. Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados,pântanos e ilhas, a maioria das vezes ameaçados por monstros, zumbis, vilões, mas considerando os episódios, são a maioria das vezes chamados de "fantasmas", mesmo não sendo.
Os detetives seguem pistas, fogem dos vilões e, muitas vezes, vêem-se perdidos em labirintos, passagens secretas e porões escuros. Dividem-se sempre em dois grupos quando vão procurar pistas: Fred e Daphne vão por um lado, enquanto Salsicha e Scooby acompanham Velma, que, apesar da esperteza e inteligência, vive perdendo seus óculos e se metendo nas confusões de Salsicha e Scooby.
A fórmula dos episódios é sempre a mesma, mas isso não tira o brilho do programa: depois de uma cena de perseguição ou uma sequência musical, e por meio de algum plano ou ideia mirabolante, os vilões sempre são pegos. Estão sempre mascarados e as verdadeiras identidades são reveladas ao tirarem suas máscaras. Por trás delas há sempre o rosto de algum personagem já conhecido na história. Cada vez que são desmascarados, os vilões sempre dizem: "Eu teria conseguido se não fossem por aqueles garotos enxeridos e esse cachorro idiota". Esse bordão (a tradução para a dublagen quase sempre muda as palavras) faz parte de quase todos os desenhos e filmes realizados.Scooby-doo, Where Are You? (Scooby-doo, Onde Está Você?/ Scooby-doo, cadê você?) teve duas temporadas produzidas entre 1969-1971. Devido ao grande sucesso, deu origem a vários outros programas com Scooby ao longo dos anos. De 1972 a 1974, o show voltou com o título "The New Scooby-doo Movies", (no Brasil, Os Novos Filmes do Scooby-doo) no qual nossos heróis encontram-se com estrelas do mundo pop e outros personagens Hanna-Barbera para solucionar mais mistérios: Os Globetrotters, Sonny & Cher, Don Knotts, Dick Van Dyke, A Familia Addams, Batman e Robin, O Gordo e o Magro, Jeannie e Babu e Os três Patetas. Quando possível, os próprios astros emprestavam suas vozes à versão desenho.

Scooby-doo

Daphne Blake

Fred Jones

Salsicha Rogers

Velma Dinkley




Ao longo dos anos foram surgindo personagens que apareciam em alguns episódios:
Scooby-dão

http://img10.deviantart.net/67a5/i/2015/090/c/9/golly_gee_its_scooby_dee_by_mearcu-d8nxphu.jpg
Scooby-dee

Yabba-doo

Curiosidade: Num voo para Los Angeles, Fred Silverman, executivo da CBS, ouviu a canção de Sinatra e o "dooby dooby doo" não lhe saia da cabeça. Rebatizou o desenho de Scooby-doo, Where Are You? e tornou um cão o astro do show.

 Fred Silverman

Nenhum comentário:

Postar um comentário