Total de visualizações de página

Zé Colmeia

Yogi Bear
© 1958 Hanna-Barbera Productions


Foi criado em 1958 como um personagem secundário, num dos segmentos do programa de desenho animado Dom Pixote(The Huckleberry Hound Show). O programa todo tinha meia hora de duração e era composto de três desenhos animados: Dom Pixote, Plic e Ploc e Chuvisco, e Zé Colmeia, cada um deles com seis minutos e meio. Zé Colmeia fez tanto sucesso que ganhou sua própria série em 1961 acompanhado de mais dois desenhos, Leão da Montanha (Snagglepuss) e O Patinho Duque (Yakky Doodle). 
Na maioria dos episódios de Zé Colmeia, ele aparece no Parque Jellystone, que é uma imitação caricaturizada do famoso Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. Zé é sempre acompanhado do seu melhor amigo Catatau (Boo-Boo), tentando ou arquitetando uma forma de roubar as cestas de piquenique dos visitantes distraídos do parque.

Geralmente Zé Colmeia também se define como "mais esperto do que a maioria dos ursos". Ele é bastante alegre, usa um chapéu e não pensa em outra coisa que não seja transgredir as severas regras do parque. Em alguma ocasiões, a noiva de Zé Colmeia chamada Cindy aparece desaprovando esse tipo de práticas normalmente cometidas pelos ursos. Existe também o guarda Smith que conhece bem as artimanhas de Zé Colmeia e impede a todo custo as espertezas dele e de Catatau.

A relação de Zé Colmeia com Catatau ultrapassa fronteiras e pode ser comparada com a relação de Dom Quixote e Sancho Pança. Eles são bons amigos, aventureiros e curiosos, além disso compartilham a mesma característica de ter um líder e um seguidor. Catatau também era um urso, só que bem menorzinho e de raciocínio bem lerdo. Ao contrário de Zé Colmeia, Catatau não gosta de transgredir as regras do parque, mas devido a sua ingenuidade acaba sempre caindo na conversa do Zé Colmeia.

http://img.elo7.com.br/product/zoom/7F0300/quadro-ze-colmeia-ze-colmeia.jpg 
Zé Colmeia

Catatau

 http://newserrado.com/wp-content/uploads/2010/11/RangerSmith.jpg
 Guarda Smith

Cindy

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrK1q0ujuNoRk0tq-uuGIRxSBO2-LBNC66kGeVFBm7U7v3yL6VMsENVgEqEqEBIUWAWFhEfPDjhIVpKMZZIbDGrfSkcVv7bFHeA0S1DrHaWiEwGzxp7zS-6RWAVTf-j2FEaApFqxmjeGM/s1600/BOOBY+TONY+BOBG.png
 Parque Jellystone


2 comentários:

  1. Zé Colmeia fez parte da minha infância e até hoje quando posso vejo aos desenhos que são de muito bom gosto.

    ResponderExcluir
  2. é verdade!! e pensar que ele começou como um personagem coadjuvante do show do Dom Pixote, mas com seu carisma ganhou seu próprio show!!

    ResponderExcluir